-
Arquitetos: MAS Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hoang Le
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse restaurante foi construído em Soc Son, Vietnã, como um destino para turistas descansarem e sentirem a natureza ao seu redor. Cercado por florestas de pinheiros ao lado de um riacho natural, o projeto requer atenção cuidadosa aos detalhes para não interromper a paisagem existente. A tarefa era criar uma obra arquitetônica feita com materiais locais, criando um espaço próximo à natureza, mas ainda assim novo em linguagem arquitetônica e sustentável ao longo do tempo. O arquiteto Do Minh Thai (Mas Architects) e seus colegas chegaram a uma solução para usar as mesmas árvores cultivadas e cuidadas naquela terra para criar a obra "Ritmo da Madeira" e preservar a marca temporal do local.
Conhecida como madeira Bac Lim - a árvore de "Eucalipto Torcido" tem como características ser flexível, robusta e capaz de suportar climas severos ao longo dos anos. O projeto é composto por 13m3 dessa madeira, processada por imersão em água usando o método tradicional, sem o uso de produtos químicos, de forma que ainda retenha as propriedades básicas da madeira e seja segura para a saúde humana. O projeto consiste em 11 vãos com um de 6m. Cada módulo estrutural é variável em tamanho para criar flexibilidade para a estrutura. O projeto geral cria flexibilidade visual, estabelecendo ritmos predeterminados que chamamos de ritmo da madeira.
O design proposto supera as limitações da estrutura de madeira pura, o vão estrutural se expande para aumentar a área utilizável abaixo. A estrutura de madeira é montada de forma habilidosa e meticulosa pelas mãos de artesãos locais, o que confere ao projeto características rústicas simples. Com a filosofia de respeitar a natureza, o arquiteto manteve as árvores perenes que tinham memórias ligadas àquele local para incorporá-las ao volume em vez de cortá-las ou realocá-las. Isso ajuda a criar consciência sobre a proteção e preservação da natureza para todos que visitam.
O sistema de telhado é feito de troncos de árvore Vot - uma árvore da mesma família da samambaia, ajudando a criar uma aparência rústica, natural e próxima à paisagem existente. O telhado é empilhado em múltiplas camadas para ajudar a isolar o espaço abaixo, mas ao mesmo tempo ainda gerar ventilação natural. A forma curva acompanha o riacho natural à frente, fazendo com que cada perspectiva se expanda e abrace plenamente o riacho. Independente da posição, é possível sentir o som da água fluindo. O riacho à frente ajuda a regular o ar que entra na edificação, trazendo conforto e relaxamento para todo o espaço ao redor. A arquitetura se funde com a paisagem e o espaço aberto para ajudar as pessoas a realmente sentirem a natureza.